Roteiro de Trabalho.
Localização da região (mapas).
Localização da região no Brasil e no mundo.
Estados que compõe a região.
Imagens diversas do Estado e das sub-regiões nordestinas.
Festas regionais.
Culinária.
Principais cidades.
Atividades econômicas.
Vegetação e fauna.
Características climáticas.
Curiosidades e imagens de forma geral
Obs. Ao encontrar as imagens anote a descrição das mesmas, pois um trabalho não deve ter imagens sem legendas.
Diferentes “mídias” que abordam temas relativos a região nordeste.
Livros ou trechos dos mesmos.
Poemas.
Músicas.
Literatura de Cordel.
“Nem tudo é seca no nordeste”.
Texto que explique esta afirmação.
Texto explicativo sobre cada uma das sub-regiões nordestinas.
O principal problema do nordeste é a falta de chuva? A miséria e a pobreza se originam na seca ou em outros fatores?
Consiga textos que respondam as estas questões.
Faça uma comparação entre o nordeste Brasileiro e o Estado de Israel.
Faça uma conclusão pessoal a respeito do trabalho.
Você pode incluir entrevista com alguém que vei de lá e com algum paulistano, depois compare as respostas, as idéias que cada um tem a respeito da região nordeste e baseado no que você estudou faça uma análise dessas entrevistas.
Você também pode verificar e fazer uma análise crítica sobre o que é mostrado na televisão, no jornal, nas novelas, nos filmes, sobre a região nordeste (não esqueça de citar o título e o autor) e que imagem é passada, se essa imagem é condizente com o que você estudou.
Coloque também a sua impressão pessoal, faça uma auto-crítica a respeito dos seus próprios conceitos (e talvez até preconceitos) sobre esta região.
A conclusão é livre e também é a principal parte do trabalho, as citações acima são apenas sugestões.
ESQUEMA PRÁTICO DE EXPLICAÇÃO.
Materiais.
2 placas de isopor.
Tinta guache (cores diversas).
Alfinetes com “cabeças” coloridas ou algo que os substitua.
Esquema nº 01.
Em uma placa de isopor desenhe toda toda a região nordeste (o contorno) sem a divisão dos Estados e faça a divisão das sub-regiões (deixando claro onde fica o mar) incluindo o Planalto da Borborema.
Utilize os alfinetes coloridos para demonstrar as diferentes concentrações populacionais, os tipos de atividades econômicas, as festas tradicionais, tipo de vegetação, entre outras.
Esquema nº 02.
Utilizando a segunda placa de isopor faça um perfil esquemático do Planalto da Borborema, demonstrando como ela impede a passagem de umidade para o interior do nordeste (o sertão) e quais as consequências disto.
**Quanto aos esquemas veremos a possibilidade de faze-los na escola mesmo, com a minha ajuda.
Bom trabalho,
prof. Rubens.
Nós do grupo 6°B eatamos com dúvidas
ResponderExcluirA dúvida é "Quais são as diferenças entre o Nordeste Brasileiro e o Israel"
esperamos a resposta ou uma dica.