O QUE É NECESSÁRIO PARA SER UM BOM EDUCADOR?

O requisito número um para o educador é ser apaixonado! Apaixonado pela nossa atuação, pela aportunidade de também aprender com os alunos, pela possibilidade de estar colaborando para o progresso de uma região, estado ou país, e principalmente pela satisfação em fazer parte da vida de pessoas que contam com nosso conhecimento, competência adquirida ao longo dos anos, empenho, compreensão, apoio e dedicação para se realizarem, como índíviduos e profissionais do futuro, atingindo seus objetivos e sonhos.

Pesquisar neste blog.

Tradutor: traduza todo o conteúdo do blog (em português) para o seu idioma.

Click nas bandeiras abaixo e deixe o blog no seu idioma (caso sua nacionalidade não esteja representada por estas bandeiras, click na que traz o idioma mais próximo ao seu e você terá uma lista com 59 idiomas para escolher).

terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Formas de divisão do continente americano; características físicas da América Latina e suas mutuas influências

Com esta atividade vamos aprimorar a habilidade de regionalização, já desenvolvida no 8º ano e praticar o que foi aprendido em sala em aula sobre as formas de divisão do continente americano.
Siga as instruções a seguir.

a) Copie o mapa acima e depois de imprimir (ou em algum programa de edição de imagens) elabore três mapas e neles estabeleça os três principais tipos de regionalizações que conhecemos.

* Por origem de colonização (espanhola, portuguesa e as excessões, inglesas, holandese e francesas). defina uma cor para cada um e crie uma legenda). Coloque setas com os nomes dos países e suas capitais.

* Por grupos de países e sua localização.



1 - América Central


3 - América Andina

4 - Guianas

5 - América platina                                                           

b) Tente explicar, porque o Brasil e o México não estão presentes em nenhuma das classificações acima.

c) Observe (em Atlas, material didático, Internet ou neste Blog) os seguintes mapas do continente Americano ou específico da "América Latina": Climático, Vegetação, Relevo, Hidrográfico e Correntes marinhas.

Sabemos que todos esses elementos influenciam uns aos outros, por isso, analise cada mapa temático e escreva qual a influência que que seus elementos tem  sobre os outros, escreva pelo menos uma forma de influência (exemplo: Como o clima influência na vegetação, relevo, hidrografia e etc).

d) Levando em conta, que uma das formas de divisão do continente americano tem como critério as características naturais e que esse fato por sí só, já revela que de alguma forma o meio ambiente natural influência o meio ambiente social, reflita e escreva quais as principais influências que as características naturais do subcontinente "Ibérico" exercem sobre as sociedades humanas que o habitam. (lembrando sempre que não é a natureza que determina as atitudes humanas).

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Oi professor Rubens!!!!!

    Td bem??

    Eu ( Gaby ) ,e a Bia Lamarca da 6ªC , gostamos muito do seu site!!!E tenho certeza que muitos outros vão gostar!

    Parabéns!!!Vc foi muito criativo de fazer esta página na Internet!!

    Beijos e abraços de suas alunas !!!

    ResponderExcluir
  3. Jé . . . !

    Oi Pro ....

    Quais são os paises caribenhos ?!

    Bjus
    ObrigadoOoOoOoOoOoOo .......

    ResponderExcluir
  4. Professor a senhor na letraD diz:"tente explicar por que o Brasil eo Mexico...
    A resposta desta pergunta tem que ser baseada na resposta da letra C.

    Por Favor!!
    Prof°. Rubens
    pergunta postada por José Carlos
    8ª.D

    ResponderExcluir
  5. foi muito interessante esse projeto que vc realizou gostei muito!

    ResponderExcluir