O QUE É NECESSÁRIO PARA SER UM BOM EDUCADOR?

O requisito número um para o educador é ser apaixonado! Apaixonado pela nossa atuação, pela aportunidade de também aprender com os alunos, pela possibilidade de estar colaborando para o progresso de uma região, estado ou país, e principalmente pela satisfação em fazer parte da vida de pessoas que contam com nosso conhecimento, competência adquirida ao longo dos anos, empenho, compreensão, apoio e dedicação para se realizarem, como índíviduos e profissionais do futuro, atingindo seus objetivos e sonhos.

Pesquisar neste blog.

Tradutor: traduza todo o conteúdo do blog (em português) para o seu idioma.

Click nas bandeiras abaixo e deixe o blog no seu idioma (caso sua nacionalidade não esteja representada por estas bandeiras, click na que traz o idioma mais próximo ao seu e você terá uma lista com 59 idiomas para escolher).

sábado, 17 de abril de 2010

DIÁRIOS DE MOTOCICLETA: pesquisa sobre as características físicas, sociais e econômicas da América Latina.

Obs. Vocês possuem o texto na íntegra as alterações estão em vermelho e os links para pesquisa em azul. Bom trabalho.


PRESTE MUITA ATENÇÃO NAS ORIENTAÇÕES QUE ESTÃO ESCRITAS EM AMARELO.




Com essa atividade vamos conhecer melhor os diversos aspectos da América Latina, pegando carona na garupa de "La Poderosa" e na companhia de Alberto Granado e Ernesto Guevara de La Cerna. Ernesto que mais tarde se transformaria no revolucionário de boina que incendiaria a América latina e África. O mito chamado CHE GUEVARA Primeira Tarefa


1 Leia a sinopse do filme e também alguns comentários e críticas (selecione e arquive as que mais lhe interessaram).


2 Façam uma breve pesquisa sobre os personagens principais do filme Alberto Granado e Ernesto Guevara de La Cerna.

3 Pesquisem também o que estava ocorrendo na América Latina na época retratada no filme (década de 50).

* Na geopolítica.

* Os sistemas de governo do na América do sul.

* Aspectos econômicos.

Alguns links. Das 3 primeiras pgs. De pesquisa que aparecem no Google. Quando se digita palavras chave, como as que compõem as frases: década de 50; Brasil na década de 50; década de 50 economia; década de 50 política.








Segunda Etapa


(apenas assistir o filme)

Assista o filme Diários de Motocicleta do brasileiro Walter Salles atentando-se para:

 ASSISTA O FILME... COM ATENÇÃO...


1 As diferentes paisagens naturais que aparecem como Pano de Fundo da viajem de Ernesto e Granado.

2 Observe que os viajantes passam por muitos lugares e em alguns ficam um pouco mais de tempo, levados por motivos diversos.

3 As paisagens urbanas e seus elementos sociais.


* Aparências das cidades, seu estado de conservação, o aparente estágio de desenvolvimento (mesmo que de acordo com nossos conceitos e referências).


* diferentes culturas, o modo de agir das pessoas, as festas, os traços étnicos ou a ausência de determinados grupos étnicos na sociedade, entre outros aspectos que diferenciam as sociedades mostradas no filme, começando pela Argentina e terminando na Venezuela.

Agora você precisará colocar “a mão na massa”


PROCESSO

1 - Faça a sua própria sinopse do filme e comente sobre o estágio de formação de Ernesto Guevara na época e como está viajem teria contribuído para a formação do mito Che Guevara.


Faça um resumo do filme e explique o que "abalou" a forma de pensar do personagem principal...


2 - Leia todos esses “recortes da época” e faça uma resenha explicativa, de forma que quem a leia consiga ter em poucas linhas ou páginas, uma boa noção do contexto mundial e da América Latina na década de 50.


Faça uma pesquisa sobre a década de 50, depois faça um resumo do que encontrou. (veja os links na etapa anterior).


3 - Identifique cada uma das paisagens mostradas no filmes e faça uma pequena tabela contendo: A sua descrição da paisagem que aparece no filme, o nome e a descrição daquele tipo de paisagem (ex. pampas: relevo plano, com gramíneas diversas e clima temperado).

Os personagens principais passam por quais países em sua viajem? (o que é descrito claramente, pois há uma espécie de leitura do diário durante o filme)

A saber: Argentina, Chile, Peru, Venezuela...

Então... Pesquise em mapas do continente americano, quais formas do relevo, tipos climáticos e vegetação estão presentes nestes países. 01 mapa com aspectos físicos do continente americano já traz metade (clima e vegetação) das informações necessárias e com um segundo mapa (relevo) você encerrará sua pesquisa. Porém, se julgar necessário faça a pesquisa por país, na internet mesmo.

4 - Anote cada uma das referências de localização geográfica (nome de cidades, ou lugarejos) e utilizando um mapa da América Latina trace a rota dos viajantes.


Vá ao Google Earth e localize cada um dos lugares, copie uma ou mais imagens utilizando a ferramenta Print Screen (botão de seu teclado) e faça curtos comentários sobre o que você viu.

Esta é uma das etapas mais interessantes do trabalho, pois leva a realidade atual, no entanto, como o tempo ficou curto, deixo como optativo fazê-la ou não, se quiserem podem fazer parcialmente, com um ou dois lugares.

5 - Descreva os elementos observados na II tarefa item III e tente explicar os porquês de tantas diferenças e também das semelhanças que existem entre as paisagens e os espaços geográficos observados e percebidos nesta viajem.

Ou seja, a parte que ao assistir o filme mostra as paisagens urbanas e seus elementos sociais. Então: Descreva (diga por escrito, ou de qualquer outra maneira durante a apresentação) como eram esses lugares principalmente no que diz respeito a sua aparência, como está destacado no roteiro de trabalho. E tente explicar as causas...



Terceira Etapa



• Apresentação.


** Seja Criati v o. **


*** Isto é um seminário, ou seja, deverá ser apresentado.

* Se sua apresentação for apenas oral, faça um trabalho escrito para ser avaliado junto com a apresentação.

* Se for com algum recurso multimídia farei cópia e lhe atribuirei nota.

* Se for oral e com cartazes, a avaliação será da apresentação e dos cartazes.

O trabalho possuirá dois critérios de avaliação: o trabalho final e o nível de participação de cada integrante em sua elaboração.

17 comentários:

  1. Essa atividade é a solicitada para os 3ºs anos, do Borges Vieira?

    ResponderExcluir
  2. Trabalho de geografia ...
    eu tenho que fazer e e igual a essas perguntas ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha elaborei esta atividade e postei no blog a algum tempo. Muitos colegas professores tem utilizado, fico contente em colaborar com as aulas de geografia mundo à fora.

      Um abraço,

      Rubens.

      Excluir
  3. Trabalho de geografia , eu tenho que fazer igual a essas questoes bom , as respostas você pode de me dar ?? kkkkkkkkkk' :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi pessoal, tudo bem com vocês? Olha, quanto as respostas às questões, não posso passá-las, pois estaria fraudando a minha própria atividade e também a o trabalho dos professores que têm aplicado essa atividade em outras escolas. E mais, não estaria contribuindo com o aprendizado de vocês. No entanto, indico que vocês pesquisem em livros didáticos do ensino médio, os seguintes ítens: industrialização, crise de 29, modo fordista de produção e da situação do trabalhador durante a Revolução Industrial e também durante a crise de 29. Pode pesquisar na web também né! Um grande abraço e bons estudos.

      Prof. Rubens.

      Excluir
  4. tenho um trabalho e é igual

    ResponderExcluir
  5. tenho que fazer esse trabalho para o dia 23/08 mas nao estou achando as paisagens

    ResponderExcluir
  6. eu quero o relevo e a hidrografia que eles filmam no filme !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja um mapa hidrográfico da Argentina e da Bolívia.

      Abraço,

      Rubens.

      Excluir
  7. Trabalho de geografia , eu tenho que fazer igual a essas questoes bom , as respostas você pode de me dar ?? kkkkkkkkkk' :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha elaborei esta atividade e postei no blog a algum tempo. Muitos colegas professores tem utilizado, fico contente em colaborar com as aulas de geografia mundo à fora. Só peço que os colegas indiquem a fonte para não caracterizar plágio.

      Olha, quanto as respostas às questões, não posso passá-las, pois estaria fraudando a minha própria atividade e também a o trabalho dos professores que têm aplicado essa atividade em outras escolas.

      Um abraço,

      Rubens.

      Excluir
  8. antonio francisco27 de junho de 2012 10:22

    meu professor de geografia pegou as perguntas daqui kkk e pos no meu trabalho obrigado

    ResponderExcluir
  9. MUITO FERA LEGAL KKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  10. esse filme revela a verdadeira face da américa latina que é muito pobre. ANDRESSA 7b

    ResponderExcluir
  11. eu não achei oqe tinha pra achar né mas, ta muito bom isso

    ResponderExcluir
  12. Muito bem elabora as questões, os jovens com quem trabalho adoram esses desafios.
    Parabéns!

    ResponderExcluir