O QUE É NECESSÁRIO PARA SER UM BOM EDUCADOR?

O requisito número um para o educador é ser apaixonado! Apaixonado pela nossa atuação, pela aportunidade de também aprender com os alunos, pela possibilidade de estar colaborando para o progresso de uma região, estado ou país, e principalmente pela satisfação em fazer parte da vida de pessoas que contam com nosso conhecimento, competência adquirida ao longo dos anos, empenho, compreensão, apoio e dedicação para se realizarem, como índíviduos e profissionais do futuro, atingindo seus objetivos e sonhos.

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sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Seminário para 6ª série (Garófallo Galli)

Roteiro de Trabalho.




Tema: Região Nordeste.



  • Localização da região (mapas).

    • Localização da região no Brasil e no mundo.

    • Estados que compõe a região.

  • Imagens diversas do Estado e das sub-regiões nordestinas.

    • Festas regionais.

    • Culinária.

    • Principais cidades.

    • Atividades econômicas.

    • Vegetação e fauna.

    • Características climáticas.

    • Curiosidades e imagens de forma geral

    • Obs. Ao encontrar as imagens anote a descrição das mesmas, pois um trabalho não deve ter imagens sem legendas.

  • Diferentes “mídias” que abordam temas relativos a região nordeste.

    • Livros ou trechos dos mesmos.

    • Poemas.

    • Músicas.

    • Literatura de Cordel.

  • “Nem tudo é seca no nordeste”.

    • Texto que explique esta afirmação.

  • Texto explicativo sobre cada uma das sub-regiões nordestinas.

  • O principal problema do nordeste é a falta de chuva? A miséria e a pobreza se originam na seca ou em outros fatores?

    • Consiga textos que respondam as estas questões.

    • Faça uma comparação entre o nordeste Brasileiro e o Estado de Israel.

  • Faça uma conclusão pessoal a respeito do trabalho.

    • Você pode incluir entrevista com alguém que vei de lá e com algum paulistano, depois compare as respostas, as idéias que cada um tem a respeito da região nordeste e baseado no que você estudou faça uma análise dessas entrevistas.

    • Você também pode verificar e fazer uma análise crítica sobre o que é mostrado na televisão, no jornal, nas novelas, nos filmes, sobre a região nordeste (não esqueça de citar o título e o autor) e que imagem é passada, se essa imagem é condizente com o que você estudou.

    • Coloque também a sua impressão pessoal, faça uma auto-crítica a respeito dos seus próprios conceitos (e talvez até preconceitos) sobre esta região.

    • A conclusão é livre e também é a principal parte do trabalho, as citações acima são apenas sugestões.




ESQUEMA PRÁTICO DE EXPLICAÇÃO.

  • Materiais.

    • 2 placas de isopor.

    • Tinta guache (cores diversas).

    • Alfinetes com “cabeças” coloridas ou algo que os substitua.



Esquema nº 01.


      • Em uma placa de isopor desenhe toda toda a região nordeste (o contorno) sem a divisão dos Estados e faça a divisão das sub-regiões (deixando claro onde fica o mar) incluindo o Planalto da Borborema.

      • Utilize os alfinetes coloridos para demonstrar as diferentes concentrações populacionais, os tipos de atividades econômicas, as festas tradicionais, tipo de vegetação, entre outras.



Esquema nº 02.


      • Utilizando a segunda placa de isopor faça um perfil esquemático do Planalto da Borborema, demonstrando como ela impede a passagem de umidade para o interior do nordeste (o sertão) e quais as consequências disto.




**Quanto aos esquemas veremos a possibilidade de faze-los na escola mesmo, com a minha ajuda.









Bom trabalho,

prof. Rubens.

Um comentário:

  1. Nós do grupo 6°B eatamos com dúvidas
    A dúvida é "Quais são as diferenças entre o Nordeste Brasileiro e o Israel"
    esperamos a resposta ou uma dica.

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