O QUE É NECESSÁRIO PARA SER UM BOM EDUCADOR?

O requisito número um para o educador é ser apaixonado! Apaixonado pela nossa atuação, pela aportunidade de também aprender com os alunos, pela possibilidade de estar colaborando para o progresso de uma região, estado ou país, e principalmente pela satisfação em fazer parte da vida de pessoas que contam com nosso conhecimento, competência adquirida ao longo dos anos, empenho, compreensão, apoio e dedicação para se realizarem, como índíviduos e profissionais do futuro, atingindo seus objetivos e sonhos.

Pesquisar neste blog.

Tradutor: traduza todo o conteúdo do blog (em português) para o seu idioma.

Click nas bandeiras abaixo e deixe o blog no seu idioma (caso sua nacionalidade não esteja representada por estas bandeiras, click na que traz o idioma mais próximo ao seu e você terá uma lista com 59 idiomas para escolher).

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Adeus Lênin: Atividade sobre a Guerra Fria e o Fim da URSS.

- Assistam o filme “Adeus Lênin”



(Direção: Wolfganger BeckerRoteiro: Wolfganger Becker e Bernd Lichtenberg ) 

- A atividade pode ser feita individualmente ou em dupla.

- Se possível, pesquise na biblioteca ou na internet para ajudar a responder as quesões.

- A data de entrega será dia:

24/03/10 para o 8º A
29/03/10 para 8º B


Bom filme!



Nome: ______________________________________ Nº ___

Nome: ______________________________________ Nº___



1. Descreva o significado de cada uma das cenas, numeradas de 1 a 5.


  

  









2. O filme tem início em 1989. Frau Christiane Kerner, defensora do regime da República Democrática Alemã (Alemanha Oriental), ao ver seu filho preso durante manifestação contra o governo socialista, sofre um ataque cardíaco e entra em coma. Nesta situação ela não presencia a queda do muro de Berlim e não acompanha as mudanças ocorridas no país. Baseado no filme e nos conhecimentos que você tem sobre o assunto, quais foram as razões que possibilitaram a destruição do muro, neste período?

3. Quando Frau Christiane Kerner desperta, seu filho recria a Alemanha Oriental no quarto da mãe, temendo que o conhecimento da nova situação do país pudesse prejudicar a sua saúde. Utiliza, para isso, métodos semelhantes aos que eram usados pelos governos da ex-Alemanha Oriental. Identifique e relacione estes métodos a partir de exemplos mostrados pelo filme.

4. Embora centrado nas relações pessoais e familiares, o filme critica tanto aspectos do mundo socialista como do capitalista. Explique pelo menos duas passagens do filme em que estas críticas estão presentes.

5. A separação da Alemanha teve profundas conseqüências políticas. Mas, também provocou impactos nas relações familiares, como é o caso da família Kerner. Discorra sobre estes impactos.


Obs. A Atividade acima é uma adaptação de artigo publicado na revista Nova Escola de autoria de Cláudio Mendonça.

Um comentário: