O QUE É NECESSÁRIO PARA SER UM BOM EDUCADOR?

O requisito número um para o educador é ser apaixonado! Apaixonado pela nossa atuação, pela aportunidade de também aprender com os alunos, pela possibilidade de estar colaborando para o progresso de uma região, estado ou país, e principalmente pela satisfação em fazer parte da vida de pessoas que contam com nosso conhecimento, competência adquirida ao longo dos anos, empenho, compreensão, apoio e dedicação para se realizarem, como índíviduos e profissionais do futuro, atingindo seus objetivos e sonhos.

Pesquisar neste blog.

Tradutor: traduza todo o conteúdo do blog (em português) para o seu idioma.

Click nas bandeiras abaixo e deixe o blog no seu idioma (caso sua nacionalidade não esteja representada por estas bandeiras, click na que traz o idioma mais próximo ao seu e você terá uma lista com 59 idiomas para escolher).

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Olhar Geográfico sobre as paisagens de da Obra de Escher.

Há uns meses atrás utilizei as obras de Escher para desenvolver conceitos de paisagem com meus alunos, e para minha surpresa chegou ao Brasil no mês passado o maior conjunto de obras do autor e estão em exposição no Centro Cultural Banco do Brasil, aqui no centro de São Paulo. Aproveitem...


Observe as perspectivas adotadas na obra de Escher e como ele representa as paisagens com tantos ambientes diferentes e misturados em uma mesma obra, esse mestre da xilogravura e litogravuras traz em suas obras uma boa fonte de estudo e observação de paisagens, uma vez que o tema/conceito paisagem é tão importante para o estudo da geografia. Portanto, aproveite as obras abaixo para treinar o seu olhar sobre as paisagens (seu Olhar Geográfico), atente-se para os elementos visíveis e os elementos invisíveis (aqueles que exigem nossa habilidade de observação e competência de análise).










Sobre o autor:

Maurits Cornelis Escher, nasceu em Leeuwarden, 17 de junho de 1898, recebeu sua primeira instrução em desenho na escola secundária em Arnhem, por FW van der Haagen, que o ajudou a desenvolver sua aptidão gráfica através do ensino da técnica do corte de linóleo. De 1919 a 1922 ele estudou na Escola de Arquitetura e Design Ornamentais em Haarlem, onde foi instruído nas técnicas gráficas de S. Jessurun de Mesquita, cuja forte personalidade fortemente influenciada desenvolvimento de Escher, como artista gráfico. Em 1922 ele foi para a Itália e em 1924 se estabeleceu em Roma. Durante a sua estada de 10 anos na Itália, ele fez muitas visitas de estudo, visitando Abruzzia, a Costa Amalfitana, Calábria, Sicília, Córsega e Espanha. Em 1934, ele deixou a Itália, passou dois anos na Suíça e cinco anos em Bruxelas antes de se fixar em Baarn (Holanda) em 1941, onde morreu em 27 de março de 1972, na idade de 73 anos.



Para ver a obra completa acesse o site oficial da fundação Escher em:  http://www.mcescher.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário