O QUE É NECESSÁRIO PARA SER UM BOM EDUCADOR?

O requisito número um para o educador é ser apaixonado! Apaixonado pela nossa atuação, pela aportunidade de também aprender com os alunos, pela possibilidade de estar colaborando para o progresso de uma região, estado ou país, e principalmente pela satisfação em fazer parte da vida de pessoas que contam com nosso conhecimento, competência adquirida ao longo dos anos, empenho, compreensão, apoio e dedicação para se realizarem, como índíviduos e profissionais do futuro, atingindo seus objetivos e sonhos.

Pesquisar neste blog.

Tradutor: traduza todo o conteúdo do blog (em português) para o seu idioma.

Click nas bandeiras abaixo e deixe o blog no seu idioma (caso sua nacionalidade não esteja representada por estas bandeiras, click na que traz o idioma mais próximo ao seu e você terá uma lista com 59 idiomas para escolher).

sábado, 5 de março de 2011

Museu Catavento e Palácio das Indústrias.

Museu Catavento e o Palácio das Industrias.

     No fim de semana passado estive visitando o Museu Catavento, sediado no Palácio das Indústrias, que se localiza no Parque Dom Pedro II. Trata-se de um museu interativo, nos moldes da antiga Estação Ciência (mantida pela USP e que funciona na Lapa desde 1987), o Catavento foi inaugurado em 2009 e traz em sua exposição, espaços dedicados a meteorologia, à física, química, geologia, biologia, história, matemática e muito de geografia. Esse museu impressiona tanto pelo que expõe em seu espaço interno e externo, como por sua localização e o significado de prédio como testemunha e elemento ativo nas transformações no espaço geográfico da cidade de São Paulo. O próprio Palácio das Indústrias que desde o início do século XX constitui uma importante referência na paisagem do hoje "Centro Velho" da cidade de São Paulo, passou por muitas modificações, principalmente na sua função nesta cidade (seus usos), podem-se contar ao menos cinco funções diferentes desse prédio, envolvendo fatores econômicos, políticos, administrativos e ultimamente cultural em nossa cidade.

     A vista que se tem dos andares superiores do palácio também impressiona. Além da vista do centro velho com seu mosaico de paisagens de todos os tempos e contextos, é possível ver a transformação da paisagem e do espaço geográfico de nossa cidade acontecendo, como por exemplo, as obras públicas, a diferença entre as pessoas que frequentam o bairro e o processo de demolição do famoso prédio Treme-Treme, que é como foi apelidado o edifício São Vito em função de seu péssimo estado de conservação, e das ocupações irregulares a que ele foi submetido. (veja última imagem deste desta postagem).

Estes canhões estiveram instalados em navios da marinha brasileira nos anos 50/70.


Até o século XX o transporte urbano usava tração animal, por isso eram elementos comuns na paisagem paulistana os bebedouros para cavalos.

A Varredeira: era um equipamento de limpeza utilizado nas vias públicas da cidade de São Paulo.

Exemplo de uma caldeira utilizada nas indústrias que aproveitava a força da pressão do vapor para movimentar engrenagens das máquinas (as rodas serviam para lhe dar maior mobilidade).




Conhecendo um pouco sobre o Museu Catavento e seu prédio Sede, o Palácio das Industrias.

     O esplêndido prédio que é o Catavento foi construído durante 13 anos, entre 1911 e 1924, quando São Paulo tinha apenas cerca de 100 mil habitantes, e representou um considerável esforço da Cidade.

     Foi idealizado como Palácio das Indústrias, nome que na época incluía também a agricultura e a pecuária, como local de exposições, pois São Paulo já despontava como centro de produção. A Represa Billings proporcionaria a energia elétrica que iria movimentar a famosa indústria paulista.

     Aproveitando a enorme área disponível com a retificação do Tamanduateí, foi construído pelo Escritório Ramos de Azevedo, responsável, por exemplo, pelo Teatro Municipal. Tem estrutura metálica importada no seu prédio principal, que é bem visível no sótão. Utiliza tijolo aparente como principal acabamento e tem inúmeros elementos decorativos, uns ligados à produção, como touros, e outros não, como cachorros, e seteiras em vários cumes de muradas.

Adaptação do texto do site do museu Catavento.
site: http://www.cataventocultural.org.br/home.asp


Nova chance de revitalização

     O Palácio das Indústrias, no Parque Dom Pedro II, foi construído para ser um centro de exposições. Desde a inauguração, em 1924, porém, já teve cinco inquilinos oficiais. Sediou a Assembleia Legislativa, batalhões do Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e departamentos do Instituto Médico-Legal. Em 1992, quando a então prefeita, Luiza Erundina, transferiu a sede do governo municipal para lá, pensou-se que seu entorno degradado ganharia novos ares. Não foi o que aconteceu. Há cinco anos, depois que Marta Suplicy mudou o gabinete para o Edifício Patriarca, no Viaduto do Chá, o casarão ficou abandonado e a situação piorou. O mato cresceu e as grades que cercavam o prédio foram roubadas. A região passou a ser conhecida como "Faixa de Gaza". É por isso que a inauguração do Catavento representa, de novo, uma boa oportunidade de revitalização da área.

     Desta vez as chances são maiores, pois dois vizinhos inconvenientes estão perto de ser demolidos. Os edifícios São Vito e Mercúrio, que chegaram a abrigar 800 famílias em condições insalubres, foram finalmente esvaziados em fevereiro. Enquanto isso, a prefeitura contratou uma empresa para demolir o Viaduto Diário Popular e definiu o projeto dos pontilhões que vão ligar o Mercado Municipal ao museu. Está prevista também a construção de um estacionamento subterrâneo. A organização cultural Catavento firmou um convênio com a prefeitura para cuidar de sua manutenção. Hoje, a segurança é feita por seis homens, 24 horas por dia, e há um gradil dividindo o palácio do resto do parque.

     Acesse o texto integral da reportagem feita por Caimila Antunes e publicada na revista Veja (edição de 25/03/09) no link: http://vejasp.abril.com.br/revista/edicao-2105/catavento-no-palacio-das-industrias-museu-para-curtir-brincar-aprender



Sala dedicada ao estudo do universo.

Meteorito.

Modelo gigante de formiga.

Estrutura interna do Sol.

Réplicas de crânios de hominídeos, representando a evolução biológica da espécie humana.

Claustro do palácio das indústrias em primeiro plano; ao fundo a diversidade paisagística do centro da cidade de São Paulo (seus diferentes tempos acumulados); no canto direito, a demolição do prédio São Vito, famoso treme-treme.


Bom passeio,
Um abraço,
Rubens.

Um comentário: