O QUE É NECESSÁRIO PARA SER UM BOM EDUCADOR?

O requisito número um para o educador é ser apaixonado! Apaixonado pela nossa atuação, pela aportunidade de também aprender com os alunos, pela possibilidade de estar colaborando para o progresso de uma região, estado ou país, e principalmente pela satisfação em fazer parte da vida de pessoas que contam com nosso conhecimento, competência adquirida ao longo dos anos, empenho, compreensão, apoio e dedicação para se realizarem, como índíviduos e profissionais do futuro, atingindo seus objetivos e sonhos.

Pesquisar neste blog.

Tradutor: traduza todo o conteúdo do blog (em português) para o seu idioma.

Click nas bandeiras abaixo e deixe o blog no seu idioma (caso sua nacionalidade não esteja representada por estas bandeiras, click na que traz o idioma mais próximo ao seu e você terá uma lista com 59 idiomas para escolher).

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Roteiro de estudo sobre o documentário “O povo brasileiro.”

Data de entrega: 16-05-2014


Matriz TUPI
(01 - 15)


Assista o documentário.


A seguir, responda as questões abaixo e entregue em folha separada:

a.  *    De quando datam os primeiros relatos sobre o Brasil?
b.    *  Estima-se que a população pré-cabralina era de que número?
c.       *  Porque a matriz indígena foi intitulada de matriz tupi?
d.    *   Descreva o modo de vida das populações indígenas. Considerando:
a.      divisão de gêneros;
b.      -Relação com a terra;
c.       -Meios de subsistência;
d.      -Guerras;
e.      -Rituais;
f.        -Moradias;
e.    *   Quais heranças dos indígenas estão presentes no povo brasileiro?
f.    *     Explique a frase: “A cultura brasileira é uma cultura de retalhos.” 




Matriz lusa
(16-30)
Assista o documentário.


A seguir, responda as questões abaixo e entregue em folha separada:

a.      Porque era tão importante para a matriz lusa dominar as técnicas de navegação?
b.      Quais a principais contribuições para a formação cultural e social da matriz lusa?
c.       O que foi a escola de sagres e qual sua importância?
d.      Quando o português passou a ser o idioma oficial de Portugal?
e.      Qual o programa desenvolvido por Dom Henrique e quem foram seus patrocinadores? Quais seus interesses?
f.        Qual a relação com o período renascentista?
g.      A que se devia a riqueza cultural de Portugal?
h.      Segundo o contexto do documentário qual foi o produto verdadeiro de Portugal?
i.        Como Portugal conseguiu manter um território tão grande como o brasileiro?
j.        Explique a frase: “A cultura brasileira é uma cultura de retalhos.” 



Matriz afro
(31-45)

Assista o documentário.




A seguir, responda as questões abaixo e entregue em folha separada:



a.      Quais as origens dos povos africanos que foram trazidos para o brasil?
b.      Quais eram relações de poder nas sociedades africanas?
c.       Qual sua relação coma propriedade da terra?
d.      Existia divisão de classes entre os povos africanos? Como?
e.      Como era tratada a questão da escravidão no continente africano? Isso se refletiu no comportamento dos escravos africanos no Brasil?
f.        Explique a frase: “A cultura brasileira é uma cultura de retalhos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário