O QUE É NECESSÁRIO PARA SER UM BOM EDUCADOR?

O requisito número um para o educador é ser apaixonado! Apaixonado pela nossa atuação, pela aportunidade de também aprender com os alunos, pela possibilidade de estar colaborando para o progresso de uma região, estado ou país, e principalmente pela satisfação em fazer parte da vida de pessoas que contam com nosso conhecimento, competência adquirida ao longo dos anos, empenho, compreensão, apoio e dedicação para se realizarem, como índíviduos e profissionais do futuro, atingindo seus objetivos e sonhos.

Pesquisar neste blog.

Tradutor: traduza todo o conteúdo do blog (em português) para o seu idioma.

Click nas bandeiras abaixo e deixe o blog no seu idioma (caso sua nacionalidade não esteja representada por estas bandeiras, click na que traz o idioma mais próximo ao seu e você terá uma lista com 59 idiomas para escolher).

quinta-feira, 11 de março de 2010

Diferentes formas de regionalização do espaço mundial: formas de divisão do espaço mundial.

A Regionalização do Espaço Mundial



DIFERENTES CRITÉRIOS PARA DIVIDIR O MUNDO EM REGIÕES



Você já pensou nos diferentes critérios que podemos utilizar para dividir o mundo em regiões?



Só em olhar o globo já sacamos logo de cara a maneira mais tradicional de se dividir o planeta: A Divisão por Continentes! Assim temos a Europa, Ásia, África, América do Norte, Central e do Sul e a Oceania.



Essa divisão por continentes segue um critério natural muito primário: grandes porções de terra e grandes porções de água, os Oceanos. Mas mesmo tendo como base à natureza, podemos dividir a Terra em outras maneiras. Uma delas, também bastante antiga, é a regionalização por faixas climáticas. De acordo com o Clima podemos determinar algumas regiões: Zonas Polares: Ártica e Antártica, Zonas Temperadas do Norte e Sul e Zona Intertropical.




O clima faz com que essas regiões sejam muito diferentes uma das outras; basta lembrar-se das florestas.



Além dos Continentes e do Clima outra forma de se regionalizar a Terra ainda tendo como base à natureza, é através dos ecossistemas. Nesse caso todos os fatores naturais são considerados: Clima, Fauna, Relevos, Solo, Flora, Geologia.



*Nos tempos de hoje com tanta destruição dos recursos naturais, podemos ainda destacar as regiões que ainda existem patrimônios da natureza preservados, exemplo: "Milhões e milhões de espécies animais e vegetais vivem e dão vida ao planeta. Mas enquanto nos ecossistemas temperados do hemisfério norte, o número de espécies é reduzido, uma verdadeira explosão de formas vivas colorem as florestas tropicais, que são justamente os ecossistemas mais ameaçados do planeta. Isso tudo se chama Biodiversidade! A evolução da vida formou um diversificado patrimônio natural, ou como chama os biólogos: um Banco Genético. Cada espécie tem seu código como se fosse a sua carteira de identidade. Esse código genético torna impossível confundir as espécies. Esse material vivo é conhecido como Biodiversidade, e está presente em todos os ecossistemas e vem sendo depredado, causando assim, um empobrecimento desse patrimônio natural. A América Latina tem feito um grande esforço para preservar seus ecossistemas naturais através de parques e reservas e tem sofrido como todos os outros continentes à crise econômica que devasta os países. Não há dinheiro para a conservação e a administração de tantas riquezas naturais. Com uma nova atitude de respeito à vida, a diversidade biológica permanecerá e teremos mais segurança e beleza em nosso planeta, para nós e para as futuras gerações. A Vida Não Pode Parar!



Agora vamos mudar o nosso olhar! Ao invés de destacar a natureza, vamos destacar a sociedade. Vamos pensar em critérios políticos e econômicos. Eles são hoje, os mais utilizados para dividir a terra em regiões. E o mais básico desse critério divide as nações do planeta levando-se em conta as condições econômicas e sociais.



Há algum tempo atrás podíamos dividir o mundo em três mundos diferentes: 1º, 2º e 3º mundos. No final dos anos 80 um desses três mundos praticamente desapareceu. Você sabe qual foi?



1. O Primeiro; b.O Segundo; c.O Terceiro;



Acertou quem disse que foi o 2º. A divisão do mundo em três obedecia ao seguinte critério: o 1º mundo era formado pelos países ricos, desenvolvidos como os Estados Unidos, Japão e países da Europa Ocidental, por exemplo, Alemanha, França e Inglaterra. O 2º mundo pelos países socialistas liderados pela União Soviética e o 3º pelos países pobres, subdesenvolvidos.



No final dos anos 80 a história deu uma importante guinada. As experiências socialistas praticamente desapareceram e com elas foi-se junto o 2o mundo. * "Começando nas Repúblicas Bálticas, Estônia, Letônia e Lituânia e depois se espalhando por todo o país, os nacionalismos outrora sufocados começaram a explodir. Diversas Repúblicas Soviéticas tornaram-se independentes. Temendo as conseqüências desse processo Gorbatchev cria a Comunidade dos Estados Independentes que substitua o regime centralizado de Moscou. Até hoje essa organização encontra-se indefinida e há muitos conflitos com a Rússia".



* "O golpe de Estado de agosto precipitou tudo o que pretendia evitar. O colapso final do Socialismo e a desintegração do Império Soviético. Depois do golpe de agosto Gorbatchev passou a ser um refém político do homem que o salvou, Boris Ieltsin, que Gorbatchev tinha trazido em 85 da Sibéria para Moscou. O mundo assistiu a desintegração, nem sempre pacífica, do Império. Mas não há muitos argumentos a favor do otimismo. A Comunidade dos Estados Independentes tomou o lugar da União Soviética. É uma associação geopolítica frouxa que não deve durar muito. A reunião das maiores Repúblicas Eslavas, Rússia, Ucrânia, e Bielo-Rússia, com as cinco Repúblicas centro-asiáticas lideradas pelo Cazaquistão é feita de problemas. É possível que num futuro próximo o Ocidente tenha que se concentrar de novo num país que é a sexta parte do mundo e atende pelo velho nome: Rússia".



Outra maneira de se regionalizar o mundo é a divisão em países Centrais e Periféricos. Centrais são os países Desenvolvidos que exercem influência sobre os países pobres ou Periféricos. Existem também países que são semi-periféricos, o Brasil é um exemplo desse tipo de país. Internacionalmente ele é Periférico, mas dentro do Cone Sul ele é Central, exportando seus produtos e serviços e com a mão-de-obra melhor qualificada que a de seus vizinhos.



Com o mundo se integrando economicamente através de mercados comuns, o Brasil tem posição destacada no MERCOSUL, Mercado Comum do Cone Sul. * "MERCOSUL é um bloco econômico que reúne a Argentina, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai. Veja um exemplo para entender como esse bloco funciona: antes do MERCOSUL, uma garrafa de vinho argentino, uma peça de couro paraguaio e um quilo de carne uruguaio chegavam ao Brasil com preços mais altos. Isso acontecia porque esses produtos cruzavam as nossas fronteiras e o governo brasileiro cobrava Taxas de Importação, o mesmo acontecia quando produtos brasileiros iam para esses países. Mas desde que o MERCOSUL entrou em vigor em janeiro de 91 os quatro países membros deixaram de cobrar impostos de importação sobre a maioria dos produtos. O consumidor sentiu isso no bolso, os preços dos importados desses países caíram. Outro bloco econômico que existe no continente americano é o NAFTA. NAFTA é uma sigla inglesa que em português significa Acordo de Livre Comércio da América do Norte. Os países membros são Canadá, Estados Unidos e o México. o Nafta entrou em vigor em 1 de janeiro de 94. Ele também acabou com os impostos cobrados sobre os produtos importados dos países membros. Mas agora existe a possibilidade de os 34 países do continente americano formem um bloco único, a ALCA. ALCA significa Área de Livre Comércio das Américas e se ela for criada vai integrar todos os países da América com exceção de Cuba. Isso só deve acontecer a partir do ano de 2005."



Apesar de todas essas interações e semelhanças entre as regiões do mundo ainda é possível regionalizar considerando as diferenças culturais. A primeira grande divisão do mundo em regiões culturais é aquela que distingue Oriente e Ocidente. Povos diferentes, Culturas diferentes, Civilizações diferentes. Línguas, religiões, hábitos e costumes dividem o mundo de maneira muito rica, muito bonita. *"Entre os povos do mundo não encontramos uniformidade, mas sim uma impressionante diversidade. Cada sociedade se adapta de forma diferente, cada um encontra suas próprias soluções para a questão da sobrevivência. O que cria essa variedade fenomenal? A Cultura! É a cultura que nos permite que nos adaptemos, que criemos uma série de valores, crenças e práticas a fim de colhermos os benefícios de cada lugar por onde andamos, onde criamos raízes e sobrevivemos. Mas a cultura faz mais do que ajudar na nossa sobrevivência física. Usamos a cultura para nos alimentar, nos manter aquecidos, mas além disso a usamos como alicerces para nossas regras, um projeto para nossas idéias, costumes e padrões para vivermos em sociedade. Através de nossa cultura, cada grupo forma um mundo com uma série de idéias visíveis e invisíveis. Cada um cria um modelo de bem ou mal, inventa meio de controlar a sorte ou destino e cria numa ordem um aparente caos. A cultura nos diz não só para sobreviver, mas também, como sobreviver, o que caçar ou plantar; não nos diz apenas para procriar, mas quando e com quem; nos diz o que pensar ou não e até o que comer ou não. A cultura impõe limites, filtra e dá valor a nossa realidade. É por causa da cultura que no nosso meio, as pessoas comem diferente, se vestem diferente e têm diferentes hábitos e religiões e cada um de nós tende a acreditar na exatidão dos nossos métodos e verdades, como se fossem transmitidos por nossos deuses e ancestrais e passados aos nossos filhos."



Pode não ser a mais utilizada, mas essa divisão do mundo pelas diversas culturas e civilizações demonstra toda riqueza do planeta Terra. No mundo globalizado em que vivemos a convivência pacifica e o respeito pelas culturas regionais é fundamental para todos.

8 comentários:

  1. professor sou aluna do 3°ano e preciso de ajuda,preciso de mapas que retratem diferenres regionalizações do espaço mundia,por favor me ajude.
    obrigada

    ResponderExcluir
  2. professor não entendi nada que é pra fazer no trabalho de segunda =/

    ResponderExcluir
  3. professor sou aluna do 3°ano e preciso de ajuda,preciso de mapas que retratem diferenres regionalizações do espaço mundia,por favor me ajude.
    obrigada

    ResponderExcluir
  4. professor sou aluna do 3°ano e preciso de ajuda,preciso de mapas que retratem diferenres regionalizações do espaço mundia,por favor me ajude.
    obrigada

    ResponderExcluir
  5. Prof tbm sou aluna do 3 ano e não estou achado os graficos !

    ResponderExcluir
  6. professor sou aluna do 3°ano e preciso de ajuda,preciso de mapas que retratem diferenres regionalizações do espaço mundia,por favor me ajude.
    obrigada

    1 de maio de 2011

    ResponderExcluir
  7. tbm sou aluna do 3°ano e preciso de ajuda,preciso de mapas que retratem diferenres regionalizações do espaço mundia,por favor me ajude.

    ResponderExcluir
  8. tbm sou aluna do 3°ano e preciso de ajuda,preciso de mapas que retratem diferenres regionalizações do espaço mundia,por favor me ajude.

    ResponderExcluir